“ A CRIATIVIDADE NÃO É PRIVILÉGIO DE GRANDES ARTISTAS”

Studio Modellare


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Glossário da Moda C


Calças a Turca: Calças Tufadas, com muita roda, apertadas com um cós na parte de baixo da perna. Inspiradas nas calças dos trajes turcos ou árabes, foram lançadas por Paul Poiret, tendo reaparecido mais tarde, nos anos 70.


Calças à boca de sino: Calças típicas dos anos 70, justas nas ancas e nas coxas, e a alargar muito do joelho para baixo. Renaceram para a moda nos anos 90.

Calças Afuniladas: Calças muito justas com pernas estreitas e de corte direito.


Calças de Cintura descida: Estas calças não tem cós na cintura, por vezes nem sequer tem cós, ajustando-se à altura das ancas. São combinadas com uma parte de cima curta (as calças estilo St.Tropez, por eemplo, eram usadas com um bolero). Este tipo de calças foi sobretudo popular nos anos 50, 70 e 90. Atualmente as calças de cintura descida fazem parte da moda girlie, e quando usadas com um top curto, deixam por vezes ver o umbigo com um piercing.

Calças de ganga: As clássicas calças de ganga (jeans) são confeccionadas numa ganga azul, podendo hoje ser adquiridas em todas as cores e todos os feitios. Antigamente as calças de ganga eram usadas como roupa de trabalhomuito robusta pelos garimpeiros. Estas calças foram lançadas nos EUA por Levi Strauss, americano de origem alemã, em 1850. Por causa do reforço especial da costura com rebites de cobre, estas calças eram também designadas calças de rebites. Nos anos 40, a onda dos jeans conquistou também a Europa, e desde os anos 50 que se usam calças de ganga de vários feitios como vestuário de lazer e não só.

Camisa Russa: Camisa inspirada nos trajes tradicionais russos, com gola de pé baixa, mangas largas e franzidas no punho, com um galão parcialmente bordado. Tornou-se moda nos anos 60 e 70, sendo usada tanto por homens como mulheres.


Camisa tipo pólo: Camisa com carcela curta e, normalmente, mangas curtas. Tecido elástico. O colarinho é mole e liso. Começou a ser usada em Inglaterra em 1869 para jogar pólo, passando a fazer parte da indumentária desportiva.

Camisola com alça no pescoço: Camisola sem costas, presa no pescoço com uma alça.


Capa: Capote estilo casaco comprido, com abertura para os braços, bolsos e capuz.

Casaca: É a indumentária correspondente ao vestido de noite da senhora. A casaca tem abas a partir da cintura e lapela de seda preta, a combinar com calças com tira de cetim lateral e uma camisa de cerimônia engomada.

Casaco Afegão: Casaco de couro com bordados, debrum de pelo com franjas, muito usado na moda hippie de tendência folclórica dos anos 70.

Casaco de Fato: Casaco de homem com corte de alfaiate, normalmente usado com calças do mesmo tecido ou com uma calça a combinar.


Casaco Norfolk: Casaco desportivo para homem e senhora, estilo rural inglês.São característicos deste modelo de casaco bolsos de chapa com botões e machos invertidos, cinto, presilhas nos ombros e um macho aberto nas costas. A versão para senhora é ligeiramente cintada.

Casaco de Corte direito: Casaco de linhas direitas, com ombros quadrados. As linhas do casaco podem ser realçadas através de pespontos largos.


Cetim: Termo comum utilizado para designar vários tecidos do mesmo tipo, com acabamentos de diferentes qualidades, por exemplo cetim duchesse. Caracteriza-se por ter uma face com brilho, sendo frequêntemente de algodão ou viscose.

Chiffon: Tecido muito fino e transparente em fibras de seda natural ou sintéticas, viradas alternadamente para a direita e para a esquerda. O chiffon tem uma superfície fina e irregular e um toque granuloso.


Cintura de Vespa: Termo da linguagem corrente que designa uma cintura especialmente estreita, como as que eram formadas pelo espartilho até o início do século XX. A cintura de vespa foi também muito valorizada no New Looke nas criações de Hubert de Givenchy.


Cloche: Chapéu sem aba em forma de cúpula. Em voga em meados dos anos 20.

Coleção: Conjunto de vários modelos criados por um estilista, apresentado duas vezes por ano (primavera/verão e outono/inverno), ou que interpreta um certo tema.

Confecção: Fabricação de vestuário pronto-a-vestir em série. Começou por volta de 1900, com a produção de vestuário feminino. Depois da primeira guerra mundial impôs-se definitivamente.

Coordinates: Tecidos ou peças de roupas que combinam entre si.



Cornucópias: Padrão de origem oriental, que faz lembrar uma folha de palmeira enrolada na ponta. Originalmente aparecia sobretudo nos xailes de caxemira. A partir de 1802, começou-se a produzir uma imitação em algodão na cidade escocesa de Paisley (daí o nome inglês “Paisley” para este padrão).

Corpete:  Parte de cima muito justa, frequentemente com armação, sem mangas. Existe também como peça separada.

Corsários: Calças justas , a três quartos, com uma pequena racha lateral pela altura do joelho, muito populares nos anos 50. Nos anos 80 e 90, este tipo de calças reapareceu.


Corte à “Garçonne”: Penteado criado nos anos 20 a partir de cabelo à pajem, com franja e risco do lado. De noite, usavam-se também perucas brancas com este corte.

Corte à pajem: Corte de cabelo típico dos anos XX, com o cabelo liso e curto. Foi lançado por Coco Chanel e tornou-se famoso devido a atriz Asta Nielsen.


Corte a princesa: Vestidos e casacos constituídos por vários panos, de corte cingido em cima e alargando em direção a bainha. Como este modelo favorece a silhueta, sem ser demasiado sexy, tornou-se uma espécie de modelo padrão de muitos vestidos concebidos para a realeza. Daí o seu nome. O modelo foi introduzido na moda em 1863 por Charles Frederik Worth. Este modelo de vestido foi um percursor do vestido Reforma. O feitio veio mais tarde, nos anos 30 e 50, a ser utilizado em casacos compridos.

Crepe da China: Tecido transparente, extremamente fino, de seda natural.


Crinolina: Saiote em arame usado durante o período Barroco e Rococó. Os vestidos com crinolina do século XX imitam a moda dessa época. Têm decote redondo, são justos em cima, a cintura é baixa e estreita e a saia é de tafetá bastante rígido a imitar a forma das crinolinas.


Cul de Paris: Tecido trapejado e afofado na zona do traseiro. Apareceu cerca de 1785. Vivienne Westwood, por exemplo, retomou-o numa forma um pouco modificada.

CUT (abreviatura de cutaway): Casaca preta curta tipo fraque usada em ocasiões muito formais, cujas abas estão cortadas num semi-círculo. A combinar usa-se camisa de cerimônia, assim como calças cinzentas, às riscas, sem dobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós da Studio Modellare,agradecemos sua mensagem!
Volte Sempre para conferir novidades!

Related Posts with Thumbnails