“ A CRIATIVIDADE NÃO É PRIVILÉGIO DE GRANDES ARTISTAS”

Studio Modellare


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Glossário da Moda - A e B


Acessório: Destina-se a complementar a indumentária. Acessórios são, por exemplo, objetos como sapatos, malas, encharpes, jóias.

Aigrette: Adorno de penas para a cabeça que é preso com ganchos ou uma bandelete no penteado ou no toucado. Foi lançado por Paul Poiret nos anos 20.

Alta-Costura: Vestuário exclusivo confeccionado por medida segundo modelos de uma coleção referente a uma estação do ano, cuja primeira apresentação é considerada determinante para a moda em geral. A Alta-Costura foi fundada por Charles Frederick Worth em Paris, tendo se estabelecido completamente na metade do século XIX. No início do século XX, o ramo da Alta-Costura era dominado por Paul Poriet. Durante a primeira guerra mundial e sobretudo após a guerra, foi Coco Chanel quem deteve essa posição. Nos anos 30 abriram várias casas de Alta-Costura, sendo a casa de Christian Dior uma das mais importantes, devido ao seu estilo muito marcante. Nos anos 60, a Alta-Costura começou a seguir os desejos das camadas mais jovens, deixando-se influenciar cada vez mais pelas criações e os modelos no âmbito do prêt-à-porter.
Alta Moda pronta: Expressão italiana para prêt-à-porter.

Baby Doll: Vestuário para dormir constituído por umas calcinhas e uma pequena camisa. originalmente tinha uma camisa bastante larga com mangas de balão e um calção curto. Em 1956, esta peça de vestuário esteve muito na moda devido ao filme Baby Doll e à sua atriz principal Caroll Baker. Em 1957, o couturier Jaques Griffe retomou a forma do baby Doll, modificando-o.

Bermudas: Termo proveniente da América para designar calçoes compridos até o joelho.
Blazer: Casaco de homem com uma ou duas filas de botões, cujo comprimento vai até até a coxa, sem costura na cintura. A carcela das mangas tem normalmente botões decorativos.

Blusão: Casaco desportivo e largo, pela anca, podendo ser fechado em baixo com um cós mais justo ou com presilhas. Tornou-se bastante popular a partir dos anos 50.


Body Stocking: Fato muito justo que cobre todo o corpo, confeccionado em malha do tipo collant. Lançado primeiro por Courréges em finais dos anos 60, em finais dos anos 70 foi muito usado, e fazia parte do vestuário disco (confeccionado num material brilhante e opaco)

Bolero: 1. Um casaquinho muito curto, acima da cintura, com mangas compridas. 2. Pequeno chapéu redondo com abas viradas para cima. originalmente fazia parte do traje nacional espanhol.


Botins: Botas de cano curto nas mais diversas variantes: com fecho-éclair ou com atacadores. em estilo desportivo ou como sapato de senhora com saltos agulha.


Boutique: Este tipo de pequenas lojas de moda apareceu nos anos 30, altura em que se começavam a vender acessórios separadamente dos artigos de Alta-Costura. Hoje, associa-se normalmente o pronto-a-vestir de qualidade à palavra boutique.




Brocado: Tecido pesado de jacquard de seda com fios de ouro ou prata. Tornou-se sobretudo famoso o brocado com padrão de romãs usado no Renascimento.




Fonte: História da Moda do Século XX - Könemann - 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós da Studio Modellare,agradecemos sua mensagem!
Volte Sempre para conferir novidades!

Related Posts with Thumbnails