“ A CRIATIVIDADE NÃO É PRIVILÉGIO DE GRANDES ARTISTAS”

Studio Modellare


sábado, 24 de abril de 2010

A História da Costura...

A história da costura está intimamente ligada com a história do próprio ser humano. Segundo alguns dados lançados na internet, foram identificadas agulhas primitivas, feitas com ossos e marfim, datadas de mais de 30 mil anos atrás, nessa época, o material era o couro.



Cinco mil anos depois, segundo especulações de arqueologistas, a espécie humana tivesse dominado a técnica de produção de tecidos através do uso de pelos de animais, como a ovelha.

Entre cinco mil anos atrás e 400 a.C. estão as principais fontes de informação sobre a costura na antiguidade. As informações vem de pinturas, vasos e esculturas que dão uma idéia aos pesquisadores de como eram as roupas e qual era o papel da costura em cada época. 

A quase cinquenta anos foi descoberta a cidade de Çatal Hüyük, que foi a primeira civilização a se preocupar com a vestimenta por motivos também estéticos, valorizando muito a profissão de costureiro. Antes dessa descoberta pensava-se que os sumérios e egípcios tivesse sido os primeiros a ter esse tipo de preocupação. O auge da costura na antiguidade foi a civilização persa que chegou a confeccionar peças mais confortáveis e personalizadas.

A idade média trouxe uma série de diferenciações no campo da costura. Muitas túnicas feitas de algodão, sobrepostas, faziam com que o nobre se sentisse confortável com os rigores do inferno europeu. A qualidade das roupas cresceu a medida que se desenvolveu a habilidade dos artesãos. O renascimento manteve a mesma base das roupas, com mais importância para os ornamentos. As roupas vinham costuradas com jóias diversas. Nesse momento a costura se torna um empreendimento muito lucrativo.

Com a revolução industrial (na Inglaterra ela foi feita baseada na produção de tecidos), começou a haver uma grande padronização da costura, e o trabalho dos costureiros, em um primeiro momento, foi desvalorizado. Depois, os burgueses, buscando diferenciação do 'gentio', começaram a contratar costureiros para que suas roupas fossem mais elegantes. 

Hoje, a indústria da moda incorporou parte da diferenciação e a profissão de costureira tem caído em desuso. Mas ainda existem uma série de pessoas que, por vários motivos, não abrem mão de ter as suas roupas feitas sob medida por um costureiro.

Fonte: www.fca.pucminas.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós da Studio Modellare,agradecemos sua mensagem!
Volte Sempre para conferir novidades!

Related Posts with Thumbnails